Notícias

Oficina virtual abre Curso de Mapeamento Comunitário de Nascentes

Foi realizada no dia 15 de janeiro de 2022 a primeira oficina virtual do Curso de Mapeamento Comunitário de Nascentes conduzido pelo Instituto Oca do Sol a convite do CIRAT e de seu projeto Arco das Nascentes do Paranoá, em parceria também com o Instituto Brasília Ambiental (Ibram).

O curso contou com outras duas oficinas – uma de campo, em busca de nascentes, no dia 22 de janeiro; e outra virtual, de encerramento, no dia 29. Mais de cem participantes foram inscritos.

A metodologia empregada no curso foi a dos Guardiões das Nascentes do Instituto Oca do Sol. Os dados de todas as nascentes mapeadas pelo curso – este foi o terceiro – são armazenados em um mapa público disponível no site do Oca. A ideia, entre muitas outras, é dar à comunidade a governança de seus recursos hídricos e assim, em última instância, contribuir para a conservação da grande área de abrangência do projeto Arco das Nascentes do Paranoá.

“Este curso é a oportunidade de fazer uma grande e mágica conexão entre todos nós, hoje, aqui; entre as várias instituições que estão empenhadas neste projeto; entre nós e as nascentes da nossa comunidade – e, por fim, entre nós e a natureza”, disse o diretor adjunto do CIRAT, Will Goulart, ao abrir a oficina. Para o diretor, o encontro com a natureza é, em essência, “um encontro com nós mesmos”.

Participaram também da abertura a coordenadora de Participação Social do gabinete do deputado Leandro Grass (PV), apoiador do projeto, Thaynara Melo; a superintendente de Unidades de Conservação, Biodiversidade e Água do Ibram, Rejane Pieratti; a presidente do Oca do Sol, Maria Consolacion V. Udry; e a coordenadora do curso – e uma das idealizadoras da metodologia Guardiões das Nascentes –, Solange Sato.

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Leia também