O Projeto

O projeto Arco das Nascentes do Paranoá é fruto de uma parceria firmada em 1º de dezembro de 2021 entre o Centro Internacional de Água e Transdisciplinaridade (CIRAT) e o Instituto Brasília Ambiental (Ibram), com fomento de emenda do deputado Leandro Grass (PV).

O principal objetivo do projeto é avançar no mapeamento e na conservação de nascentes da Bacia Hidrográfica do Lago Paranoá, rumo à criação de um corredor ecológico entre o Parque Nacional de Brasília e a ARIE Granja do Ipê e à consequente segurança hídrica do Distrito Federal. A ideia, portanto, é contribuir para a conservação do Cerrado na Bacia – e para a quantidade e a qualidade de suas águas para a presente e as futuras gerações.

AÇÕES – Muitas iniciativas compõem o projeto. Para sensibilizar a população local e estimular a autogestão dos recursos hídricos pela comunidade, por exemplo, o Arco das Nascentes do Paranoá promoveu em janeiro de 2022 o seu Curso de Mapeamento Comunitário de Nascentes, feito de três oficinas: uma presencial e duas virtuais, valendo-se da metodologia Guardiões das Nascentes do Instituto Oca do Sol.

A oficina presencial – para o mapeamento de nascentes no Lago Sul, na Serrinha do Paranoá e no Setor de Mansões do Lago Norte, passando pela Barragem do Paranoá – foi realizada no dia 22 de janeiro, reunindo mais de cem participantes,  que saíram a campo em 12 grupos. (A foto é do grupo 7, que contou com as presenças do diretor do CIRAT, Sergio Augusto Ribeiro, e do deputado Leandro Grass – e mapeou nascentes no Parque Copaíbas, Lago Sul, Brasília.)

Ao todo, foram mapeadas 52 nascentes, que passaram a integrar o valioso mapa público de nascentes criado e mantido pelo Instituto Oca do Sol – agora com um total de 171 olhos d’água registrados. O mapa é um instrumento crucial para a governança e proteção das águas e, evidentemente, para subsidiar políticas que promovam a segurança hídrica local e nacional. Acesse o mapa aqui.

Foto de Letícia Verdi