Água Estruturada na Agricultura

Há várias aplicações da indução magnética na área da agricultura, como apontam alguns estudos: o uso de água magnetizada acelera a germinação de sementes, aumenta produção de folhas e frutos, reduz a necessidade de água para irrigação, como alguns exemplos. Pesquisas na área apontam para a mudança da estrutura da molécula da água, ao passar por um campo magnético, e esta interfere diretamente no comportamento da permeabilidade da membrana das células, podendo, inclusive, agir como bactericida.

Essa abordagem no uso da água na agricultura possibilita a abertura de uma vasta gama de novas possibilidades de aplicações da Indução Magnética Estática (SMF) ou Static Magnetic Field (SMF) para produção de alimentos em qualidade e quantidade. A intensidade e forma do campo magnético tem influência sobre a estrutura da água e a formação de agregados.

Visando uma melhor compreensão dos efeitos da magnetização da água, foi concebido esse projeto piloto junto ao CIRAT, para verificação dos efeitos da SMF na produção de milho e banana de forma a possibilitar uma melhor compreensão do princípio de funcionamento da Indução Magnética Estática na produção de alimentos.

O objetivo dessa pesquisa é analisar o impacto da indução magnética estática, uniforme e homogênea, com intensidade de 225 mT, sobre a água, a produtividade, a germinação, o consumo de água irrigada, a composição química do solo, a composição química das plantas, em culturas orgânicas de milho em estufa e de banana, em ambiente externo.

Saiba mais aqui.

Categorias: Conservação da Água, Projetos