Rede Edutec-Água e Agrotóxicos

articleO CIRAT realizou reuniões com pesquisadores para a ampla divulgação e incentivo de participação no Edital Água, n° 05/2016, da Fundação de Apoio à Pesquisa – FAPDF. Três (3) dos projetos submetidos com o apoio do CIRAT foram aprovados, o Projeto Rede Edutec-Água e Agrotóxicos é um deles.

O projeto de iniciativa da Universidade de Brasília e parceiros apresenta proposta de nucleação e fortalecimento de rede de pesquisa sobre água, envolvendo tópicos de agricultura e do uso de tecnologias inovadoras para remoção de agrotóxicos e tratamento de águas contaminadas, visando promover o bem-estar da população e a defesa do meio ambiente. Esta rede é formada por pesquisadores das Universidades de Brasília (UnB), de Mato Grosso (UFMT), de Goiás (UFG) e de Minas Gerais (UFMG) e por representantes das Secretarias de Meio Ambiente e da Saúde do Distrito Federal, além de outros centros engajados com a pesquisa em água, na região.

Um dos aspectos singulares dessa rede é a integração de pesquisadores e colaboradores de diferentes áreas – envolve químicos, físicos, biólogos, médicos, farmacêuticos e outros especialistas, somando esforços na criação de uma equipe com caráter inter e multidisciplinar. Não obstante possuírem especialidades distintas, todos os integrantes trabalham em temáticas envolvendo água, fazem parte de entidades e órgãos de fiscalização e monitoramento da qualidade da água e saúde, e também têm experiência em tecnologias de inovação para remediações ambientais.

Neste sentido, o objetivo da criação rede EDUTEC-SAÚDE é o de atuar em regiões-alvo estratégicas de recursos hídricos com impactos da agricultura e da mineração. É importante destacar que Brasília foi escolhida pelo Conselho Mundial da Água (WWC) como cidade-sede do 8º Fórum Mundial da Água de 2018. Esta será a primeira edição deste Fórum no hemisfério sul do Planeta e Brasília está se posicionando, não somente como a cidade que recepciona o Fórum, mas como um centro irradiador de conhecimentos, boas práticas e pesquisas no campo da água e da sustentabilidade. Neste sentido, no planejamento estratégico do GDF para o período 2015-2018, foi criado um objetivo específico chamado “Capital das Águas” que visa estimular programas e projetos visando esta preparação.

Mais especificamente, pretende-se identificar e quantificar a presença de agrotóxicos e de metais pesados em áreas de abastecimento dos estados do MT, GO, MG e DF. Serão analisadas amostras de água em áreas de assentamento, escolas, unidades de abastecimento, regiões rurais e municípios das proximidades de regiões-alvo. Serão coletadas informações clínico-demográficas e os dados serão cruzados para estabelecer as principais relações tipos de cultura agrícola/contaminantes de maior potencial lesivo à saúde e a sociedade. Serão selecionados agrotóxicos e metais pesados com maior incidência nas regiões-alvo para o desenvolvimento de protótipos, com base em nanotecnologia, visando o tratamento e a remediação das áreas atingidas. Além disso, estão previstas ações de educação socioambiental visando contribuir para redução dos danos à saúde, sociedade e ao meio ambiente das regiões-alvo. Trata-se de uma proposta inovadora, pois converge áreas de conhecimento distintas, que associam estudos sociais, de meio ambiente e de saúde, com tecnologias avançadas para o tratamento e a remediação de recursos hídricos em diferentes estados e no Distrito Federal.

Categorias: Conservação da Água, Projetos