Grupo de Estudos: Água e Cooperação

água-1Em um tempo de submissão mórbida a padrões instituídos pelo paradigma econômico vigente, e diante da demanda de investigação sobre Valores e Posturas para uma sociedade humana viável, foi criado um Grupo de Estudo sobre o tema Água e Cooperação.

Optamos pela a apreciação da obra “Ajuda Mútua: Um fator de evolução”, de PiotrKropotkin (1842 –1921), anarquista russo e pesquisador do tema Cooperação. Consideramos, ao sugerir a leitura da obra, a necessidade de agregar conhecimentos que “ventilem” e tragam ar novo e coragem nova para as escolhas e serviço ao mundo.

Na obra “AJUDA MÚTUA: Um fator de evolução”, Kropotkin busca superar a lógica das ideologias desenvolvimentistas dominantes, a partir de uma leitura da vida animal e da história humana que ponha em devido relevo o papel da cooperação e da ajuda mútua na evolução biológica e social.

Baseando-se numa correta interpretação de Darwin, Kropotkin sustenta que a dimensão social é constitutiva ao ser humano em sintonia com a lei da Natureza: “O individualismo desenfreado é um produto moderno, e não é uma característica da humanidade primitiva” (p. 78), embora os historiadores prefiram basear a história nas guerras (que são momentos esporádicos) do que na paz (que são momentos ordinários). 

“A cooperação é a tendência da natureza, nem sempre compreendida de todo, mas sempre presente. Essa é a palavra de ordem que nos vem do bosque, da floresta, do rio, do oceano. Esse é o meio mais seguro de dar a cada um e a todos a máxima segurança, a melhor garantia de existência e de progresso, seja corporal, intelectual ou moral. Isso é o que a Natureza nos ensina…”(p. 65).

 

A coordenação do estudo é do Professor Giorgio De Antoni, PhD, professor da Universidade Católica de Brasília.

Promoção:

Centro de Estudos Transdisciplinares da Água – CET-ÁGUA/ Centro Internacional de Referência em Água e Transdisciplinaridade – CIRAT

Instituto Calliandra de Educação Integral e Ambiental

Apoio:

CREIA – Centro de Referência em Educação Integral e Ambiental

 

Categorias: Água e Educação, Projetos