Agrofloresta Mecanizada: Produção com Conservação

agroflorestaA agricultura convencional tem causado impactos devastadores no ambiente e na sociedade. Grandes áreas de monoculturas, altamente demandantes de fertilizantes químicos e agrotóxicos, bem como o solo exposto são aspectos que causam degradação do solo e da água, e até perda de viabilidade econômica das culturas.

O objetivo deste projeto prioritário do CIRAT é desenvolver técnicas agrícolas e florestais que levam para sistemas altamente produtivos, regeneram os solos a serem cultivados e produzem recursos como consequência da sua aplicação assim como alimentos, água, e solo, aumento de vazão de nascentes fomento do lençol freático.

Um entrave forte para viabilizar muitas das operações, são maquinários e implementos adaptados para trabalhar em sistemas complexos compostos por herbáceas, gramíneas, arbustos, árvores e palmeiras em todas as fases do seu desenvolvimento. E, além disto, implementos que possam lidar com as enormes quantidades de matéria orgânica a serem recicladas, passo fundamental para obter alta produtividade e solos cultivados cada vez mais ricos.

Com a intensa participação do agricultor-pesquisador Ernst Götsch, que é amplamente reconhecido por suas competências em sistemas agroflorestais sucessionaisbiodiversos, este subprojeto terá como um dos focos o desenvolvimento de máquinas e implementos adaptados para o preparo de área, plantio e manejo de agroflorestas com cobertura do solo com matéria orgânica. O desenvolvimento dos maquinários está sendo desenvolvida na Fazenda da Toca, região de Cerrado do Estado de São Paulo, que, com apoio externo, poderá apresentar resultados com mais agilidade. Uma máquina será importada e replicada para que se tenha acesso no Brasil.

Ao mesmo tempo, atividades de capacitação junto a assentados e agricultores familiares do Cerrado Central (assentamentos de Alto Paraiso de Goiás e da Bacia do Descoberto), bem como de técnicos extensionistasserão promovidas com o intuito de formá-los para que mais adiante possam implantar agroflorestas com o uso dos maquinários desenvolvidos. As máquinas e equipamentos serão replicados, a máquina importada poderá ser deslocada para uso nas áreas dos agricultores, e então os sistemas agroflorestais serão implantados.

Pretende-se que os maquinários desenvolvidos e adaptados sejam amplamente difundidos, de modo que essa tecnologia possa ser acessada por quem quiser, já que não haverá patentes e as orientações e indicações para o desenvolvimento desses equipamentos estarão disponíveis para o público em geral.

Serão realizados também acompanhamento e análise de viabilidade econômica da proposta, com a participação de mestrando da UnB, que também atua no Jardim Botânico.

Categorias: Conservação da Água, Projetos