O CIRAT e a Carta da Terra

O CIRAT integra a Teia Carta da Terra, composta de pessoas e instituições que assumiram como missão coletiva a disseminação do documento Carta da Terra no Brasil.

A Carta da Terra tem como finalidade a inspiração de pessoas, instituições e governos para a construção de sociedades responsáveis, pacíficas, respeitosas, comprometidas com a equidade social, com a integridade dos ecossistemas e com o cuidado com as comunidades de vida. Idealizada pela Comissão Mundial sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento, das Nações Unidas, em 1987, foi elaborada em 1992, durante a Conferência Mundial de Meio Ambiente – Eco 92. Em 2000 foi assumida pela UNESCO e contou com a adesão de 4.500 organizações do mundo, inclusive o Brasil.

A Carta da Terra propõe 16 princípios, organizados em quatro grandes temas:

  1. Respeitar e Cuidar das Comunidades de Vida;
  2. Integridade Ecológica;
  3. Justiça Social e Econômica; e
  4. Democracia, Não Violência e Paz.

Entre as ações realizadas pela Rede Carta da Terra estão:

  1. a Carta de Compromisso de candidatos, políticos e gestores públicos com a implantação da Carta da Terra em suas ações; e
  2. apoio ao Festival Internacional Carta da Terra para Crianças.

O Festival Internacional Carta da terra para Crianças acontecerá no dia 20 de dezembro de 2020, às 17 horas, de forma virtual, em razão da pandemia.

 

Veja esse vídeo no qual Guilherme Alves, de 11 anos, de Fortaleza – Ceará, convida a todos para participarem do Festival.

Para conhecer mais sobre as ações da Teia Carta da Terra, acesse: www.teiacartadaterrabrasil.org.br

 

Categorias: Eventos