Eficiência Hídrica em Unidade de Saúde: Diagnóstico e Soluções

imagem para siteO CIRAT realizou reuniões com pesquisadores para a ampla divulgação e incentivo de participação no Edital Água, n° 05/2016, da Fundação de Apoio à Pesquisa – FAPDF. Três (3) dos projetos submetidos com o apoio do CIRAT foram aprovados, o Projeto Eficiência Hídrica em Unidade de Saúde é um deles.

Este projeto incide sobre a ideologia nacional instalada que energia elétrica é tida como um bem escasso, enquanto a água é vista como um bem abundante. Portanto, visa-se investigar os sentidos da água em diferentes segmentos profissionais que com ela atuam no atendimento à saúde. Não se trata de uma proposta para, mas de uma resposta dos profissionais envolvidos nos sistemas de saúde e com o processo de inovação e sustentabilidade do ambiente construído. Com base nessa investigação será projetado, construído e monitorado, um protótipo para testar e desenvolver soluções focadas na eficiência hídrica em unidades de saúde. O protótipo será construído no Parque de Inovação e Sustentabilidade do Ambiente Construído – PISAC, ligado aoLaboratório do Ambiente Construído, Inclusão e Sustentabilidade (Lacis), da Universidade de Brasília (UnB).

O principal objetivo do PISAC é, por meio de parcerias entre o setor público, privado e academia do Brasil e do Reino Unido, desenvolver, testar e disseminar inovações e tecnologias sustentáveis na produção e manutenção do ambiente construído, contribuindo para o desenvolvimento do setor da construção no Brasil e DF. Não basta, entretanto, projetar e “prototipificar”. É necessário multiplicar a experiência e as possibilidades de posicionar mais e mais profissionais de saúde diante do fato de que, hoje, água não é um recurso abundante. Finalizado o protótipo terá um papel sociocultural, político e ambiental no campo da educação. Ele poderá ensaiar com seus “usuários” o papel de ambiente, relacionando pessoas, água e saúde de uma forma diferente. É nesse sentido que o projeto é de inovação: inovar relações, e colocar a tecnologia arquitetônica como elemento transformador do que há fixado na velha e insustentável ideologia hídrica.

Objetivos Gerais:

Este projeto tem como objetivo geral contribuir com o entendimento da importância do recurso água em edificações de saúde e com a demonstração de soluções para a eficiência hídrica em edificações de saúde, desenvolvendo, construindo, monitorando e demonstrando o uso da água em uma Unidade de Saúde, que será implantada no Parque de Inovação e Sustentabilidade do Ambiente Construído (PISAC/UnB/CBIC/BRE).

Como objetivos específicos citam-se:

1 – Investigar os sentidos da água em diferentes segmentos profissionais que com ela atuam no atendimento à saúde;

2 – Compreender de modo mais consolidado o entendimento sobre a água e sua escassez junto a segmentos como profissionais de lavanderia, profissionais de cozinha, profissionais que executam os banhos técnicos em pacientes e,finalmente, mecanismos de lavagem e escoamento de água em instituições de saúde;

3 – Conceber, desenvolver, construir, monitorar e demonstrar um protótipo de uma edificação de saúde a ser definida de acordo com o diagnóstico no PISAC/UnB/CBIC/BRE;

4 – Capacitar profissionais envolvidos com as atividades de edificações de saúde com relação a eficiência hídrica e importância da água;

5 – Fortalecer a rede de cooperação em pesquisa e desenvolvimento sobre eficiência hídrica em edificações de saúde;

6 – Detectar bactérias multirresistentes a antibióticos portando genes para carbapenemase (blaKPC, blaNDM e blaOXA) e avaliar o risco de dispersão e de contaminação ambiental associado a efluentes de instituições de saúde.

Categorias: Água e Saúde, Projetos