AquaRiparia: Qualidade de Água em Bacias Hidrográficas no Cerrado

img228O CIRAT realizou reuniões com pesquisadores para a ampla divulgação e incentivo de participação no Edital Água, n° 05/2016, da Fundação de Apoio à Pesquisa – FAPDF. Três (3) dos projetos submetidos com o apoio do CIRAT foram aprovados, o Programa AquaRiparia é um deles.

Esta proposta “AquaRiparia/ Pró-Águas: Qualidade de Água em Bacias Hidrográficas no Cerrado, uma Ponte da Ciência à Sociedade”, é uma iniciativa da rede AquaRiparia que tem como objetivo geral elaborar um modelo de avaliação de gestão integrada das bacias hidrográficas, avaliação da qualidade de água e conservação dos recursos hídricos do Cerrado para subsidiar ações de preservação da biodiversidade nas zonas ripárias brasileiras.

Serão desenvolvidos estudos em rede que irão avaliar os padrões espaciais e latitudinais (de biomas e bacias hidrográficas) e temporais (meses ou anos) nos aspectos funcionais das zonas ripárias conservadas, impactadas e em restauração preferencialmente no Cerrado, mas teremos outros biomas representados neste projeto para uma melhor comparação de nossos resultados. As equipes que compõem distribuem-se em diversas regiões do Cerrado e universidades brasileiras (UnB, UFBA, Unimontes, UFMG, UNEMAT, INPA, EMBRAPA, IFB, IFG) e ONGs (CIRAT), Secretaria de Meio Ambiente do GDF, ADASA e Instituições estrangeiras (Universidade de Coimbra/Portugal e Universidade do País Basco/Espanha).

A abordagem interinstitucional permitirá compartilhar as experiências e maior integração e gestão das informações geradas em diferentes bacias hidrográficas. A proposta está estruturada em três linhas temáticas: Avaliação de Qualidade de Água, Restauração Ecológica de Zonas Ripárias e Construindo o Diálogo Ciência e Sociedade. Neste projeto consolidaremos conceitos científicos para estudar bacias hidrográficas do Cerrado, gerando tecnologias ambientais (p.ex. índices indicadores de qualidade de água e de paisagem; protocolos de restauração e de sistemas agroecológicos e ferramentas de transferência de tecnologia) para avaliar e monitorar as bacias estudadas. Isto permitirá o desenvolvimento de modelos preditivos para dar subsídios às políticas públicas e gestão em cenários de crise hídrica. Desta forma esperamos contribuir em planos de gestão desde uma escala local (zonas ripárias) a uma escala maior (bacia hidrográfica; uso e ocupação do solo).

Esta visão abre a possibilidade de que a gestão seja feita de forma integrada, possibilitando detectar especificidades locais, como seus pontos vulneráveis, permitindo que seja realizado um planejamento de longo prazo mais efetivo para as bacias hidrográficas brasileiras. Além disso, os diversos protocolos sobre os aspectos funcionais e restauração das zonas ripárias em rede levanta informações científicas que permitam aos gestores conhecerem as consequências de ações públicas impactantes no contexto ambiental e para a conscientização da população frente as consequências de seu modo de vida. Isso permitirá a manutenção da vida silvestre, e ainda identificar os serviços ecossistêmicos prestados pelas zonas ripárias (produtos práticos).

Além disso, existe, no âmbito da equipe, um elevado esforço no desenvolvimento de novas tecnologias de obtenção e organização de dados (p.ex. o uso de sistemas computacionais embarcados em veículos e o acoplamento entre os sistemas computacionais, em particular os nanocomputadores e sua operação conjunta a sensores ambientais, não restritos a sensores imageadores). Estes sistemas operam em modernos, inovadores e confiáveis protocolos de comunicação. Trabalhos desta natureza contribuem para a formação de recursos humanos, por meio do incentivo a iniciação científica e desenvolvimento de pesquisas por alunos de programas de pós-graduação envolvidos nesta proposta. A transferência de tecnologias ambientais proporcionará a divulgação científica e popularização dos conhecimentos para a sociedade.

A equipe do AquaRiparia conta com pesquisadores de diversas formações acadêmicas para construir um estudo transversal que atue em problemas de relevância nas bacias hidrográficas do Cerrado e que devem ser respondidos dentro desta nova visão da ciência para o século XXI.

Categorias: Água e Educação, Projetos