UNESCO e CIRAT definem momento para visita técnica de comitiva do PHI

13592194_10208671022867403_8508866208926044400_nA UNESCO e o Centro Internacional de Água e Transdisciplinaridade definiram as datas para uma visita técnica às instalações do CIRAT. A visita faz parte do processo de qualificação do CIRAT como Centro Categoria 2 da UNESCO e acontecerá na segunda quinzena de maio de 2018.

O conceito de Centro Categoria 2 (CC2) reside na criação de centros chancelados pela UNESCO e albergados por países que assumem o desenvolvimento de suas atividades e manutenção administrativa. Voltados para a capacitação técnica, suas atividades poderão ter uma vertente direcionada para a pesquisa. Mediante acordo entre governos nacionais e a UNESCO, essas atividades são constituídas para desenvolver ações em âmbito regional ou internacional.

A proposta de qualificação do CIRAT como Centro Categoria 2 foi aprovada pelo Conselho do Programa Hidrológico Internacional (PHI) em abril de 2017. Dos 30 países que compõem o Conselho, 28 votaram favoravelmente à qualificação.

A próxima etapa do processo é a visita técnica de uma comitiva da UNESCO composta por um representante da America Latina e dois da Europa à sede do CIRAT. Durante a visita, os representantes da UNESCO participarão de uma série de reuniões com lideranças e autoridades que vão atestar e aprofundar os temas de pesquisa do centro. À partir das conversas e análises, a comitiva do PHI realizará o “feasibility study”, que é a penúltima etapa para a qualificação como Categoria 2. Sendo aprovada a candidatura do CIRAT, será levada à Assembléia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), que oficialmente aprova a qualificação.

Categorias: Notícias