CIRAT e SEMA juntos pela produção sustentável no Distrito Federal

Design sem nome-2 - cópia 2

Curso capacitará agricultoras e agricultores locais para a implantação de Sistemas Agroflorestais Mecanizados nas Bacias do Descoberto e Paranoá

O CIRAT e a Secretaria de Meio Ambiente do Distrito Federal (SEMA) promovem neste fim de semana (12 e 13 de fevereiro de 2022), em Brasília, o primeiro módulo do Curso Básico de Agrofloresta Sucessional, como parte de seu projeto de Implantação de Sistemas Agroflorestais Mecanizados nas Bacias do Descoberto e Paranoá. Extremamente estratégico para o CIRAT, o projeto trabalha para avançar em um modelo de produção sustentável para o DF, implantando SAFs mecanizados para beneficiar dez áreas nessas regiões. Como se sabe, os sistemas agroflorestais promovem o manejo sustentável do solo, são restaurativos e agregam valor à produção de diversas formas, rumo a um novo modelo de desenvolvimento. 

Um segundo módulo – sobre o manejo de sistemas agroflorestais – aprofundará o tema. O curso é restrito a agricultoras e agricultores pré-selecionados pelo projeto, que conta com o apoio da Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural (SEAGRI), do Projeto CITinova e de uma emenda parlamentar do deputado Leandro Grass.

Para a bióloga Denise Castro – que coordena o projeto de Implantação de Sistemas Agroflorestais Mecanizados nas Bacias do Descoberto e Paranoá –, o curso deste fim de semana é uma grande oportunidade para sensibilizar e capacitar agricultoras e agricultores rumo à opção por esse modelo que substitui cultivos convencionais extensivos e danosos ao meio ambiente. “Espero que o curso amplie as percepções dos participantes e seja um lugar onde se sintam seguros para tomar a decisão de experimentar técnicas de cultivo mais sustentáveis”, diz. “O que me move é contribuir com o trabalho de agricultoras e agricultores com uma iniciativa que faça sentido para eles – e que esse sentido seja capaz de contribuir com uma mudança que privilegie o meio ambiente”, completa.

 

Categorias: Eventos, Notícias, Projetos