Representantes do CIRAT participam do 9º Fórum Mundial da Água em Dakar

Design sem nome-2 - cópia 4

Representantes do CIRAT partirão esta semana rumo a Dakar, no Senegal, e ao aguardado 9º Fórum Mundial da Água, hoje o maior palco global para o debate de temas ligados à água e sua gestão. O evento – realizado pela última vez em Brasília, em 2018, e adiado pela pandemia – vai acontecer na próxima semana, entre segunda-feira [21] e sábado [26]. A data não é fortuita: 22 de março é o Dia Mundial da Água.

Como sempre, o CIRAT tem uma missão especial a cumprir. “Nosso principal foco no Fórum Mundial – e, paralelamente, no Fórum Mundial Alternativo da Água [FAMA] – é avançar no estímulo à cooperação Sul-Sul, entre a América Latina e a África, nos temas da água e da sustentabilidade”, diz Sergio Augusto Ribeiro, diretor da organização. Sergio acrescenta que “várias agendas” estão previstas para este fim – como o lançamento de livros e estudos e a promoção de debates sobre a segurança hídrica e a água como instrumentos da segurança e da paz.

Norteado pelo tema “Segurança Hídrica para a Paz e o Desenvolvimento”, portanto, o 9° Forum está organizado em torno de quatro prioridades: cooperação; água para o desenvolvimento rural; segurança hídrica e saneamento; e meios e ferramentas, incluindo desafios de financiamento, gestão de conhecimento, governança e inovação.

 

Categorias: Eventos, Fórum Mundial da Água 2018, Notícias