Seminário marca assinatura de Acordo entre MMA e CIRAT

O Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) e o Centro Internacional de Água e Transdisciplinaridade (CIRAT) formalizam hoje, 12 de setembro de 2025, um Acordo de Cooperação de relevância estratégica para a agenda socioambiental. A assinatura ocorre no Seminário “Cooperação Sul-Sul e Multilateralismo na Agenda Socioambiental”, realizado no Auditório Ipê Amarelo, na sede do MMA, em Brasília.

O evento, que reúne autoridades, especialistas e representantes de organizações nacionais e internacionais, serve como plataforma para debater a urgência de respostas coordenadas aos desafios sistêmicos do século XXI, como as mudanças climáticas, a crise hídrica e a insegurança alimentar.

Um Marco na Cooperação Sul-Sul

O Acordo de Cooperação tem como objetivo principal a execução de projetos, pesquisas, iniciativas e eventos focados na Cooperação Sul-Sul e no Multilateralismo, promovendo a sustentabilidade e a segurança hídrica, alimentar e climática.

Com vigência de 36 meses, renováveis, a parceria estabelece um conjunto robusto de ações, incluindo:

  • Avanço da agroecologia e agroflorestas;
  • Regulação internacional de agrotóxicos;
  • Combate ao desmatamento e adaptação climática;
  • Desenvolvimento rural sustentável;
  • Apoio à qualificação do CIRAT como um Centro Categoria 2 no âmbito do Programa Hidrológico Intergovernamental da UNESCO (PHI-UNESCO);
  • Fomento à criação de “Think Tanks” e centros de educação socioambiental no Sul Global;
  • Compartilhamento de metodologias brasileiras de sucesso, como o Programa Produtor de Água da ANA e MapBiomas, para outros países do Sul Global; e
  • Aplicação do Índice de Sustentabilidade de Bacias (ISB) em novas bacias.

Programação e Participantes de Destaque

O seminário inicia-se às 09h00 com uma mesa de abertura composta por Anna Flávia de Senna Franco (Secretária-Adjunta da SECEX MMA), Adalberto Maluf (MMA), Edel Nazaré Moraes (MMA), Sergio Augusto de Mendonça Ribeiro (CIRAT), Raimundo Lima (Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico – ANA) e Patrícia Tavares (Secretaria-geral da Presidência da República – PRONARA).

No evento será exibido o trailer do documentário “Agrotóxicos sem Fronteiras: um dilema global”, do diretor João Amorim, estrelado por Bela Gil e pela geógrafa Larissa Bombardi, cujo lançamento está previsto para a COP30.

O painel principal, “Cooperação Sul-Sul e Multilateralismo para a Segurança Hídrica, Alimentar e Climática”, conta com a participação de nomes como José Carlos Carvalho (Conselheiro Consultivo do CIRAT e ex-Ministro do Meio Ambiente), Roberta Zechinni Cantinho (Diretora de Políticas e Controle do Desmatamento e Incêndio do MMA), Thaianne Resende (Diretora de Qualidade Ambiental do MMA), Larissa Bombardi (Professora da USP e diretora científica da Aliança Internacional para Padronização de Agrotóxicos – IPSA), e Pedro Arrojo (Relator da ONU para o Acesso à Água e ao Saneamento). Marlova Noleto (Representante da UNESCO no Brasil) e Ana Margarida Euler (Diretora de Inovação, Negócios e Transferência de Tecnologia da EMBRAPA) e Telma Rocha (Diretora de Programa, da Fundação AVINA Brasil) também estão na lista de convidados.

A iniciativa reafirma o protagonismo do Brasil na construção de um futuro sustentável e justo, por meio da diplomacia ambiental e da cooperação internacional.

 

SERVIÇO:

Evento: Seminário “Cooperação Sul-Sul e Multilateralismo na Agenda Socioambiental”

Local: Auditório Ipê Amarelo, Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima

Data: 12 de setembro de 2025

Link para a transmissão no Youtube:

https://www.youtube.com/live/_jaIBoSe73c

Categorias: Destaques