CIRAT firma Acordo de Cooperação com o MMA

Acordo visa fortalecer ações em sustentabilidade hídrica, alimentar e climática.

0K_IMG_0500

Brasília, 12 de setembro de 2025 – Em um movimento estratégico para ampliar a cooperação internacional em temas socioambientais, o Centro Internacional de Água e Transdisciplinaridade (CIRAT) assinou um Acordo de Cooperação com o Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA). A parceria foi oficializada durante o seminário “Cooperação Sul-Sul e Multilateralismo na Agenda Socioambiental”, realizado na sede do MMA, em Brasília.

O acordo tem como foco o desenvolvimento de ações integradas nas áreas de segurança hídrica, alimentar e climática, com especial atenção à promoção da cooperação Sul-Sul e ao fortalecimento do multilateralismo ambiental. A parceria terá vigência inicial de 36 meses, podendo ser renovada.

Cooperação para um futuro sustentável

O acordo estabelece uma agenda ampla e robusta, que inclui iniciativas como o incentivo à agroecologia, o enfrentamento ao uso indiscriminado de agrotóxicos, o desenvolvimento rural sustentável, o combate ao desmatamento, e o apoio à adaptação climática em territórios vulneráveis.

Além disso, o documento também prevê o apoio à qualificação do CIRAT como Centro Categoria 2 da UNESCO, no âmbito do Programa Hidrológico Intergovernamental (PHI), e a disseminação de metodologias brasileiras bem-sucedidas, como o Programa Produtor de Água (ANA), para países do Sul Global.

“A assinatura deste acordo representa o fortalecimento de uma agenda estratégica para o Brasil e para o mundo. Estamos comprometidos com soluções integradas que unam conhecimento científico, inovação e cooperação internacional”, destacou Sergio Augusto de Mendonça Ribeiro, Diretor-Geral do CIRAT.

Agenda internacional e inovação socioambiental

0K_IMG_0481

A formalização desse acordo aconteceu durante o seminário “Cooperação Sul-Sul e Multilateralismo para a Segurança Hídrica, Alimentar e Climática”, que também celebrou o Dia das Nações Unidas para a Cooperação Sul-Sul. O CIRAT reafirma seu papel como articulador de conhecimento e inovação através dessa parceria com o MMA, que abre caminhos para a criação de think tanks ambientais e centros de educação socioambiental, voltados ao fortalecimento de políticas públicas e práticas sustentáveis em países em desenvolvimento.

“A crise climática e ambiental não reconhece fronteiras. Por isso, precisamos de instrumentos de governança multilateral que nos permitam agir de forma coordenada e justa”, afirmou José Carlos Carvalho, Conselheiro Executivo do CIRAT e ex-ministro do Meio Ambiente.

0K_IMG_0475Além do ex Ministro, também participaram da mesa de abertura do evento a secretária-adjunta da Secretaria-Executiva do MMA, Anna Flávia Franco; a secretária-executiva da Comissão Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica da Secretaria-Geral da Presidência da República, Adalberto Maluf, Secretário Nacional de Meio Ambiente Urbano, Recursos Hídricos e Qualidade Ambiental do MMA; Patrícia Tavares, Sergio Augusto de Mendonça Ribeiro, Diretor-Geral do CIRAT e o coordenador de Cooperação Internacional da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), Raimundo Lima.

Durante a cerimônia foi exibido o teaser do documentário  “Agrotóxicos sem fronteiras: um dilema global”, do diretor João Amorim, realizado em parceria com o CIRAT e o IPSA (International Pesticide Standard Alliance). Com a participação da apresentadora Bela Gil e da geógrafa Larissa Bombardi, o documentário será lançado na COP30, em novembro, em Belém.

Após a assinatura do acordo, o painel principal do seminário contou com a participação da diretora do Departamento de Qualidade Ambiental da SQA/MMA, Thaianne Resende; da diretora do Departamento de Políticas de Controle do Desmatamento e Incêndios da Secretaria Extraordinária de Controle do Desmatamento e Ordenamento Ambiental Territorial do MMA, Roberta Cantinho; do diretor do Departamento de Políticas de Gestão Ambiental Rural da Secretaria Nacional de Povos e Comunidades Tradicionais e Desenvolvimento Rural Sustentável do MMA, Daniel Peter; do relator da ONU para o Acesso a Água e ao Saneamento, Pedro Arrojo; da diretora de Programa da Fundação Avina Brasil, Telma Rocha.

Alianças e compromissos globais

Adalberto MalufO Acordo de Cooperação entre o CIRAT e o MMA prevê o uso do Índice de Sustentabilidade de Bacias (ISB) em diferentes contextos geográficos, ampliando a capacidade de monitoramento e gestão dos recursos hídricos.

Para Adalberto Maluf, Secretário Nacional de Meio Ambiente Urbano, Recursos Hídricos e Qualidade Ambiental do MMA, a parceria com o CIRAT é estratégica para impulsionar a transição ecológica do país. “Precisamos de uma nova lógica de desenvolvimento que coloque a saúde da população e do planeta no centro das decisões. Este acordo traz essa visão”, afirmou.

Próximos passos

Com o ACT assinado, o CIRAT inicia uma nova fase de atuação junto ao MMA e outros parceiros institucionais, com o objetivo de fomentar ações concretas e replicáveis, que contribuam para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e da Agenda 2030 da ONU.

 

A assinatura do acordo marca um novo capítulo para a diplomacia ambiental brasileira e reforça o compromisso do CIRAT com a construção de soluções transdisciplinares, inclusivas e baseadas na cooperação entre povos e nações.

Categorias: Destaques