Quem somos

O QUE É O CIRAT?

 

logo_cirat_alteracao_nome_horiz-1O Centro Internacional de Referência em Água e Transdisciplinaridade – CIRAT é um espaço físico e virtual de investigação e pesquisa  sobre a água em uma perspectiva transdisciplinar.

Vivemos um momento singular da vida humana no Planeta, onde acontece uma grande profusão de conhecimentos sobre a água nas mais diversas áreas, porém muitos destes saberes encontram-se dispersos. Novas descobertas da ciência, o resgate de saberes tradicionais e a própria pressão exercida pelas mudanças climáticas e pela escassez de água abrem campo para novas e ricas interrelações no campo da saúde, conservação, gestão, educação e até mesmo da cultura. Realizar projetos e pesquisas de ponta que aprofundem os conhecimentos da sociedade sobre a água e conectar pesquisadores de todo o mundo que já desenvolvem estudos nestas áreas é o objetivo do CIRAT.

Click here for CIRAT’s Executive Summary.

 

DE ONDE SURGE O CIRAT?

O Centro surge como fruto do trabalho iniciado em 2008, em Brasília, por diversas instituições da sociedade civil, governo e universidades. Naquele ano foram iniciadas as articulações para a assinatura do Acordo de Cooperação Técnica do Centro de Estudo Transdisciplinar da Água (CET- Água) que, desde então, tem desenvolvido um trabalho de pesquisa e ressignificação da água para a sociedade.

A Visão do CET-Água, construída durante o planejamento estratégico de 2010, é:

“Ser um espaço significativo de confluência da diversidade de saberes sobre a água.”

De 2009 a 2011 o CET–Água desenvolveu 24 frentes de trabalho incluindo a visita técnica a centros de pesquisa sobre água no Brasil e no exterior, realização de eventos técnicos e seminários, cursos de formação, concurso nacional de fotografia e vídeo, tradução e legenda de filmes, publicação de livros e realização de exposições sobre o tema da água. Um destaque deste primeiro ciclo foi a realização do “Seminário Internacional Água e Transdisciplinaridade: para uma ecologia de saberes” realizado de 09 a 11 de novembro de 2011 no Senado Federal e Museu da República com cerca de 400 participantes.

Em 2014 um segundo documento de cooperação foi assinado entre diversas instituições nacionais e internacionais de vários segmentos visando a continuidade dos trabalhos de investigação transdisciplinar da água com duração até 2019. Em 2015 um protocolo foi assinado para a materialização do CIRAT tendo em vista a realização do 8º Fórum Mundial da Água, em Brasília, em 2018.

 

IMPLANTAÇÃO 

Fonte: http://spirale.arq.br/cerratense-no-jardim-botanico-de-brasilia-projeto-da-spirale/

Fonte: http://spirale.arq.br/cerratense-no-jardim-botanico-de-brasilia-projeto-da-spirale/

O CIRAT funciona no Jardim Botânico de Brasília, um dos signatários de seu Protocolo de Intenções 001/2015.  A assinatura do PI de criação foi feita entre 10 instituições do Governo do Distrito Federal -6 Secretarias de Estado e 4 Instituições vinculadas – no dia 22 de março de 2015, durante o encerramento da Década da Água (2005 – 2015) da ONU. O evento de assinatura fez parte das comemorações oficiais do Dia Mundial da Água no JBB, com a presença do Governador do Distrito Federal, Rodrigo Rollemberg.

 

Signatários do Protocolo de Intenções para a criação e implantação do CIRAT:

1. Secretaria de Estado de Saúde do DF

2. Secretaria de Estado de Educação do DF

3. Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação do DF

4. Secretaria de Estado de Meio Ambiente do DF

5. Secretaria de Estado de Cultura do DF

6. Secretaria de Estado de Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural do DF

7. CAESB – Companhia de Saneamento Ambiental do DF

8. IBRAM – Instituto Brasília Ambiental

9. Jardim Botânico de Brasília

10. ADASA – Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do DF

 

Em 2015, o CIRAT foi selecionado pela Itaipu Binacional com um patrocínio para fortalecimento institucional. A partir desse patrocínio, o Plano Estratégico vem sendo elaborado com a consultoria da Matres Socioambiental, com previsão de consolidação em agosto de 2016.

Do ponto de vista institucional, o CIRAT funcionará como uma Organização Social (OS) em uma co-gestão do GDF, Governo Federal, Sociedade Civil Organizada, Universidades e outros Centros de Pesquisa.

 

MISSÃO

Promover a cultura do cuidado com a água, mediante diálogo de saberes, produção de conhecimento e pesquisa aplicada.

VISÃO DE FUTURO PARA 2030 .

Ser referência em pesquisa, inovação e integração de saberes transdisciplinares sobre a água.