ONU inclui pesquisadora brasileira da estrutura molecular da água em lista de cientistas que moldaram o mundo

Márcia Barbosa é física e  pesquisa estruturas complexas da molécula de água.

A física brasileira Márcia Barbosa está na lista da ONU Mulheres (Organização das Nações Unidas) por sua contribuição à ciência.

Márcia pesquisa estruturas complexas da molécula de água. Ela acredita que as anomalias da molécula podem ajudar a resolver os problemas de escassez de água doce.

A brasileira desenvolveu uma série de modelos de propriedades da água que podem melhorar a compreensão sobre uma ampla variedade de tópicos. Entre eles, como ocorrem terremotos, como a energia mais limpa é gerada e a forma de tratar as doenças. Em 2013, ela recebeu o Prêmio L’Oréal-Unesco para Mulheres na Ciência.

A física está empenhada em buscar uma igualdade maior para mulheres e meninas nas áreas de Stem. Ela organizou uma série de conferências sobre mulheres na física, escreveu artigos sobre diversidade geográfica e de gênero na ciência e ministrou seminários que examinaram a falta de mulheres no campo.

Entre as homenageadas, Marie Curie era física e química. Sua pesquisa em radioatividade estabeleceu a base para a ciência nuclear moderna, dos raios X à radioterapia para o tratamento do câncer. Ela foi a primeira mulher a ganhar o Prêmio Nobel e a primeira pessoa a ganhar dois prêmios Nobel em duas categorias diferentes: Física e Química.

A relação também inclui a norte-americana Katherine Johnson, a sul-africana Kiara Nirghin, a etíope Segenet Kelemu, a iraniana Segenet Kelemu e a chinesa Tu Youyou.

 


fonte: R7

 

Categorias: Destaques, Notícias