CIRAT celebra hoje cinco anos de trabalho e vanguardismo

Ainda que suas atividades tenham se iniciado oito anos antes, Centro Internacional de Água e Transdisciplinaridade foi constituído formalmente no dia 8 de agosto de 2017

2

O Centro Internacional de Água e Transdisciplinaridade (CIRAT) foi criado no dia 8 de agosto de 2017 e hoje celebra, portanto, cinco frutíferos anos de existência.

Os trabalhos da instituição foram iniciados por volta de 2009 por meio da assinatura de um Termo de Cooperação Técnica entre dez instituições do governo, da sociedade civil e da academia, mas foi apenas em 2017 que o Centro Internacional de Água e Transdisciplinaridade se constituiu formalmente como uma organização da sociedade civil.

“Neste processo, inúmeras frentes de trabalho foram abertas a favor da conservação, da sustentabilidade, da segurança hídrica – nacional e internacionalmente”, observa o diretor do CIRAT, Sérgio Augusto Ribeiro – que celebra a data e a instituição “com muita alegria”.

“Nesse aniversário de 5 anos nos alegramos em olhar para trás e ver quantas iniciativas em favor da sustentabilidade e do cuidado com a água desenvolvemos ao longo desses anos. Ao longo desse período demos passos importantes à sua classificação como Centro Categoria 2 da Unesco, tendo sua candidatura aprovada por 28 dos 30 países com assento no Programa Hidrológico Internacional.”

Sergio Ribeiro acrescenta que o CIRAT – “nascido de uma cooperação intersetorial para a promoção de um olhar mais sistêmico e transdisciplinar para a água – tem mostrado a que veio, contribuindo de forma objetiva para o cuidado com a água e a sustentabilidade aqui e no exterior”.

“Estamos criando pontes rumo aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas e à construção de uma sociedade inspirada no Bem Viver”, resume.

 

 

Categorias: Destaques, Notícias