CIRAT adere ao Observatório da Governança das Águas

logo_maior_fundobrancoO Centro Internacional de Água e Transdisciplinaridade aderiu, em dezembro de 2018, ao Observatório da Governança das Águas, uma rede com mais de 80 instituições e atores que atua na produção e disseminação de informações sobre a gestão integrada e participativa dos recursos hídricos brasileiros. Com a entrada do CIRAT para o OGA Brasil, a governança das águas é reforçada em todo o território nacional e, em especial, no Distrito Federal, onde o Centro está cediado.

Passados 20 anos da criação do Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos, o SINGREH agrega um conselho nacional, 25 conselhos estaduais e mais de duzentos comitês de bacias hidrográficas, além de um órgão gestor nacional e órgãos gestores em todos os estados da federação brasileira. Foi neste cenário que o OGA Brasil foi criado, como uma ferramenta para monitorar e acompanhar de forma independente a governança dos recursos hídricos, e auxiliar, assim, a superação dos desafios da implementação das diretrizes e instrumentos do SINGREH.

“O fortalecimento do nosso sistema de gestão de recursos hídricos é uma base imprescindível para que mais organizações focadas no interesse difuso consigam contribuir de modo criativo e proativo pelas águas“, explica a representante do CIRAT no OGA Brasil, Denise Paiva Agustinho. Osmar Coelho Filho foi o indicado como representante-suplente do Centro.

Entre os princípios do OGA Brasil estão os fatos de que a água possui valor estratégico para a sustentabilidade social, econômica e ambiental, e que as instâncias de participação da sociedade, Conselhos e Comitês de Bacias são partes fundamentais à gestão hídrica; o fortalecimento do Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos; a disponibilização e transparência das informações; o acompanhamento do processo de disseminação de informações e feedbacks para os gestores das águas e para a população; a avaliação da perenidade das ações dos vários componentes do Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos (SINGREH), assim como a factibilidade do processo de planejamento e ação de médio e longo prazo; e a valorização do poder de decisão dos colegiados para questões estratégicas de gestão das águas.

“Damos boas-vindas ao Centro Internacional de Água e Transdisciplinaridade pela adesão ao Observatório da Governança das Águas, e temos a certeza de que o CIRAT será mais uma organização a somar na defesa dos princípios e diretrizes da Política Nacional de Recursos Hídricos. Reconhecendo os acertos e colaborando para identificar as lacunas que serão úteis para aperfeiçoar a gestão democrática, descentralizada e participativa das águas no Brasil”, afirma Angelo Lima, Secretário Executivo do OGA Brasil.

Para mais informações, clique aqui e acesse o site do Observatório da Governança das Águas – OGA Brasil

Categorias: Notícias