Águas Emendadas é reconhecida internacionalmente por fazer conexão entre água, cultura e patrimônio

estao-ecolgica-guas-emendadas-recebe-reconhecimento-internacional-por-relevncia-na-preservao-hdrica-e-cultural_31034095127_oAo completar 50 anos, em 2018, a Estação Ecológica de Águas Emendadas – ESECAE se tornou o sexto lugar do mundo e o primeiro da América Latina a receber o Escudo de Água e Patrimônio do Conselho Internacional de Monumentos e Sítios (ICOMOS-Holanda). A entrega foi feita na ESECAE, no dia 20 de novembro, em cerimônia realizada em parceria com o Centro Internacional de Água e Transdisciplinaridade – CIRAT, Secretaria de Meio Ambiente (SEMA/DF), Instituto Brasília Ambiental – IBRAM, Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal – ADASA e Governo do Distrito Federal, que fizeram a mobilização para o reconhecimento.

Escudo de Água e Patrimônio foi inaugurado com a presença do presidente do ICOMOS-Holanda, Diederik Six, do diretor-geral do CIRAT, Sérgio Ribeiro, de autoridades e convidados. No mesmo dia, no período da tarde, o representante do ICOMOSHolanda participou de uma visita técnica à ESECAE para conhecer a Lagoa Bonita e o singular e importante fenômeno natural que acontece no local.

Localizada no extremo nordeste do Distrito Federal, a uma distância de 50 quilômetros do centro de Brasília, a ESECAE abriga muito mais que recursos hídricos estratégicos (Córrego Fumal e Ribeirão Mestre D’Armas). Para começar, o que dá origem ao seu nome é um fenômeno em que, de uma mesma vereda, vertem águas para duas grandes bacias hidrográficas (Rio Maranhão, que deságua no Rio Tocantins; e São Bartolomeu, que flui para a Bacia do Rio Paraná).

Fonte de captação de água para abastecimento público da região, operada e mantida pela Companhia de Saneamento Ambiental do DF – CAESB, Águas Emendadas é considerada importante, até mesmo por organismos internacionais, porque nela estão representados, e muito bem preservados, diferentes espécies do Cerrado. Tanto que, em 1992, pelo seu excelente estado de conservação, a estação ecológica passou a integrar a área-núcleo da Reserva da Biosfera do Cerrado, criada pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura – UNESCO.

Além da relevância ambiental, a importância histórica e patrimonial da ESECAE é marcante, tendo aparecido no primeiro registro da região, feito no Relatório da Comissão Exploradora do Planalto Central, coordenada por Luís Cruls, em 1892. A Lagoa Bonita, bem como a vereda onde encontra-se o fenômeno hidrológico conhecido hoje como “Águas Emendadas”, foi referência usada pela Missão Cruls na escolha da área da Capital Federal.


Escudo de Água e Patrimônio na América Latina

estao-ecolgica-guas-emendadas-recebe-reconhecimento-internacional-por-relevncia-na-preservao-hdrica-e-cultural_31034094847_oDurante o evento na Estação Ecológica de Águas Emendadas, no dia 20 de novembro, o Centro Internacional de Água e Transdisciplinaridade e o ICOMOS-Holanda assinaram um acordo de cooperação técnica que tornou o CIRAT o representante do Escudo de Água e Patrimônio (Water and Heritage Shield) na América Latina.

O reconhecimento de sítios significativos na conexão entre o tema das paisagens hídricas, a cultura e o patrimônio pelo ICOMOS-Holanda começou em 2015. Até o momento, apenas cinco locais em todo o mundo haviam recebido o Escudo de Água e Patrimônio. São eles Magere Brug (Amsterdam, Holanda – 2016), Stille Sluis (Gouda, Holanda – 2016), BPTH (Holanda – 2016), Porto de Antuérpia (Bélgica – 2017), Barragem de Shimen (Taiwan – 2017).

A proposta que deu origem à qualificação da Estação Ecológica de Águas Emendadas com o Escudo de Água e Patrimônio teve início em maio de 2018, na barragem Shimen, em Taiwan. O Conselheiro do Centro Internacional de Água e Transdisciplinaridade – CIRAT e Embaixador de Água e Patrimônio do ICOMOS-Holanda, Henk Van Schaik, e outros participantes de uma visita técnica debateram a possibilidade de trazer o reconhecimento ao Brasil.

No avanço da conversa, a Estação Ecológica de Águas Emendadas foi logo identificada como uma área emblemática e com conexões culturais, históricas e naturais de primeira grandeza. As articulações no âmbito do Governo do Distrito Federal foram feitas com a Secretaria de Meio Ambiente e Instituto Brasília Ambiental – IBRAM, que receberam com entusiasmo a possibilidade de trazer o primeiro Escudo de Água e Patrimônio para a América Latina e para o Brasil.

Fotos: Agência Brasília

Categorias: Notícias