2º encontro de Parceiros do Painel Internacional sobre Estrutura da Água (IPWS) – sessão Brasil

No último dia 30 de junho aconteceu o 2º Encontro de Parceiros do Painel Internacional sobre Estrutura da Água (IPWS), sessão Brasil, com a participação de professores universitários, organizações da sociedade civil e pessoas interessadas no geral.

O encontro, que aconteceu de forma virtual, teve como objetivo informar e contextualizar os participantes e signatários do Protocolo de Intenções do IPWS sobre os últimos avanços, bem como apresentar a proposta do IPWS Fórum, apresentada por Sergio Ribeiro, diretor geral do Centro Internacional de Água e Transdisciplinaridade (CIRAT), órgão responsável pela secretaria executiva do IPWS (2019-2021)

“Concluo com esta hipótese, que a água pode ter inúmeras nanoestruturas e estados energéticos e que algumas águas sustentam a vida melhor que outras, como, por exemplo, a água do ionizador” – Dra. Beverly Rubik

Tivemos também a ilustre participação da Dra. Beverly Rubik, presidente do Institute for Frontier Science (California-USA) que estuda a relação entre água e saúde humana. Sua palestra de 30 minutos e com tradução simultânea girou em torno dos benefícios da água ionizada para a saúde humana em comparação com a água tratada e engarrafada.

Nas palavras de Rubik: “Concluo com esta hipótese, que a água pode ter inúmeras nanoestruturas e estados energéticos e que algumas águas sustentam a vida melhor que outras, como, por exemplo, a água do ionizador”. O professor João José do departamento de agronomia da Universidade de Brasília e o coordenador de água estruturada do CIRAT, Giovane Alves, membros do Grupo de Trabalho 02 do IPWS, também apresentaram suas pesquisas na relação entre água estruturada e agricultura. 

Por fim, foi apresentado o Projeto IPWS Fórum que tem como foco a realização do “1º Encontro Internacional de Pesquisadores do IPWS”, associado a um chamamento internacional de artigos científicos sobre o tema que acontecerá no próximo Fórum Mundial da Água, em março de 2021, em Dakar, Senegal. Para a realização dessas atividadesfoi constituído um grupo de trabalho de membros do IPWS para a estruturação e realização do projeto. 

A palestra da Dra. Beverly Rubik está disponível no canal do youtube do CIRAT: https://www.youtube.com/watch?v=wQI_4pvXza4

 

Categorias: Notícias