Convite: Ato político pela preservação da Serrinha do Paranoá

40464176_1790293087733582_2153749262255521792_nO Centro Internacional de Água e Transdisciplinaridade – CIRAT convida para o “Ato político pela preservação da Serrinha” com a presença dos candidatos ao Governo do Distrito Federal nas eleições de 2018. Organizado pela sociedade civil local (núcleos rurais que compõem a Serrinha, instituições e lideranças), o evento será realizado no domingo (02/09), às 8h30, no Espaço Panorama, no Núcleo Rural Tamanduá.

A Serrinha do Paranoá garante o fornecimento de 30% de água limpa para o Lago Paranoá, razão pela qual nas suas proximidades está sendo captada água do lago para abastecer boa parte da população de Brasília. Além disso, possui diversos projetos comunitários envolvendo a Administração do Lago Norte, escolas e organizações não governamentais locais por meio do Projeto Águas.

Além de produtora de água por meio de atividades agroflorestais, a Serrinha do Paranoá abriga no seu território dez áreas naturais protegidas como, dentre outras, a APA Federal do Planalto Central, APA Distrital do Lago Paranoá, o Parque Ecológico do Taquari e a Área de Proteção dos Mananciais do Taquari, esta última de responsabilidade da CAESB. Elas desempenham importante papel no equilíbrio ecológico da região, como preservação de nascentes, recarga de aquíferos, biodiversidade, atributos naturais, áreas estas com grande potencial para visitação turística, pesquisa científica e educação ambiental.

Vários estudos técnico-científicos foram realizados recentemente, revelando graves ameaças a este rico patrimônio natural, como grilagem de terras, perda de recarga de aquíferos, alto risco de erosão, diminuição do bioma do Cerrado e a contaminação do solo. Os projetos da comunidade local e os estudos técnico-científicos embasaram o questionamento feito pelo Ministério Público do DF do Projeto de expansão Taquari nesta zona produtora de água, com a subsequente suspensão das licenças ambientais para a reavaliação do Projeto.

Entre os pleitos dos organizadores do ato estão:

  1. Participação dos moradores na revisão do Planejamento Urbanístico da região, visando assegurar a função sócio ambiental do território da Serrinha do Paranoá com base no projeto de Cidades Sensíveis a Água: estudo de caso da Serrinha do Paranoá;

  2. Implementar de imediato o Corredor Ecológico da Serrinha do Paranoá, por meio da Criação oficial do Mosaico de Unidades de Conservação e Áreas Protegidas da Serrinha do Paranoá, com base no Decreto Nº 39.068, de 22 de Maio de 2018;

  3. Assegurar a participação de representantes da comunidade local no processo de revisão do Plano Diretor de Ordenamento Territorial-PDOT do Distrito Federal e que a Serrinha do Paranoá seja considerada área prioritária para produção de água.

Para mais informações, acesse o evento do ato no Facebook, clique aqui.

Categorias: Eventos, Notícias