Reconhecimento pelos 50 anos dedicados à água

O Diretor de Assuntos Internacionais do CIRAT, Henk van Schaik, recebeu do Rei da Holanda um notável e inspirador reconhecimento pelos trabalhos e estudos desenvolvidos com a água ao longo de 50 anos de sua carreira. Trata-se da Ordem de Orange-Nassau, que é uma ordem civil e militar holandesa de cavalaria, fundada em 4 de abril de 1892 pela rainha regente Emma da Holanda. Esse reconhecimento é concedido a cidadãos que realizaram atos especiais para a sociedade, merecendo o apreço e o reconhecimento pela forma especial como desempenha suas atividades.

Henk_Medalha   Henk_Medalha_OK

Henk tem extenso trabalho dedicado à água, atuando em diferentes áreas de conhecimento e em diferentes regiões no mundo. Entre os anos 1972 e 2000, desenvolveu projetos de abastecimento de água na África e em todo o mundo. Como consultor de política hídrica, esteve presente em projetos de cooperação para o desenvolvimento do governo holandês, incluindo na Tanzânia, Burkina Faso, Gana, Benim, Camarões, Colômbia, Índia, Egito, Bangladesh, Paquistão, Indonésia, Iêmen, Vietnam e outros. Entre o ano 2000 e 2012 foi diretor do Programa Cooperativo de Água e Clima sob a Supervisão da UNESCO e PNUD. De 2008 a 2018, foi Membro do Conselho da University for PEACE, Escritório da Holanda. Entre 2010 e 2020, foi Membro do Conselho da Rede de Integração da Água. Já entre 2012 e 2015, foi Membro do Comitê Científico Internacional do Programa Mundial de Avaliação da Água, UNWATER. De 2000 a 2021, foi Presidente do Conselho Intereclesiástico, Wageningen, Holanda. No CIRAT é Conselheiro desde 2016 e em 2018 se tornou Diretor de Assuntos Internacionais da instituição.

Por sua enorme contribuição na compreensão da água, seus fenômenos e sua importância para a saúde, segurança alimentar e nutricional e equilíbrio ambiental, tão necessários no combate às mudanças do clima, o CIRAT  e toda comunidade de parceiros e amigos parabenizam Henk por esse reconhecimento com a Ordem de Orange-Nassau.

Categorias: Destaques