Conferência das Nações Unidas sobre a Água

UN_Water-Conference

Em eventos paralelos, CIRAT e parceiros nacionais e internacionais apresentam temas emergentes nas áreas de padronização internacional do uso de agrotóxicos, avanço no conhecimento sobre a estrutura molecular da água, patrimônio ligado à água e cultura de paz.

Será realizada entre os dias 22 e 24 março, em Nova York, a Conferência das Nações Unidas sobre a Água. Todos sabemos que a água é um fator decisivo para o atingimento dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável e para a saúde e prosperidade das pessoas e do planeta. No entanto, o progresso nas metas e objetivos relacionados à água ainda está longe de ser satisfatório, o que prejudica toda a agenda de desenvolvimento sustentável. O CIRAT e parceiros nacionais e internacionais estão levando para a Conferência uma agenda ousada de ações que darão à água o compromisso que ela merece e o foco em temas que ainda são pouco considerados.

O CIRAT tem tido importante protagonismo na articulação com dezenas de representantes de instituições nacionais e internacionais sobre o tema. Para tanto, irá participar, juntamente com esses parceiros, de um total de cinco eventos  paralelos à Conferência das Nações Unidas sobre a Água. Dos cinco eventos, somente um será virtual e possibilitará a participação do público em geral. Os demais eventos serão abertos mas somente para quem estiver participando em Nova York. Segue abaixo a listagem dos cinco temas e eventos.

ESTRUTURA MOLECULAR DA ÁGUA

O primeiro evento organizado pelo CIRAT acontecerá no dia 22 de Março, Dia Mundial da Água e terá como tema a necessidade do avanço do conhecimento sobre a  estrutura molecular da água e as diversas aplicações práticas que esse conhecimento acarreta. Os palestrantes abordarão a cooperação internacional e intersetorial nas pesquisas sobre as propriedades físico-químicas e nano estruturais da água como ferramentas para a inovação em diversos setores e para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

Atualmente os profissionais que trabalham com água e saneamento desconhecem a enorme contribuição que as novas descobertas nas propriedades nanoestruturais da água podem trazer em diferentes áreas como saúde, saneamento, energia, agricultura, indústria e adaptação climática.

IPWS_Cards_Virtual_Insta_e_FB-01

EVENTO VIRTUAL

Título: A nova ciência da água para alcançar os ODS da ONU

Link Youtube: http://bit.ly/3YV2Xn8

Data: 22 de Março

Hora: 9 AM (New York)   ||   10 AM (Brasília)   ||  2 PM (Europa)

 

 

IPWS_Cards_In_Person_Insta_e_FB_01

EVENTO PRESENCIAL

Título: A nova e emergente ciência da água

Data: 23 de Março

Hora: 14 hàs 16h (New York)

Local: Blue Gallery – 222 East 46th Street – New York City

 

 

AGROTÓXICOS E ÁGUA

IPSA_Cards_Instag_e_FB-02Outro importante evento realizado pelo CIRAT e parceiros terá como  tema  “Agrotóxicos e Água: a contribuição do padrão internacional de agrotóxicos para a qualidade de vida e segurança hídrica”. Diversos pesquisadores e instituições influentes no tema dos agrotóxicos em todo o mundo estarão reunidos para discutir a temática e seus impactos na água e na saúde pública. Na pauta do evento está também o lançamento da Aliança Internacional para o Padronização de Agrotóxicos  (International Pesticide Standard Alliance – IPSA), que está há mais de um ano em construção. A assinatura do Protocolo de Cooperação da IPSA vai acontecer ao final do evento.

 

Logo_IPSA_Compl_Cor_RGBA Aliança reúne as principais instituições brasileiras e internacionais que desenvolvem pesquisas e realizam o trabalho político para criação de padrões internacionais que coibam o uso, principalmente no Sul Global, de agrotóxicos que deterioram a água, o meio ambiente e a saúde pública, especialmente aqueles classificados como HHP (pesticidas altamente perigosos, na sigla em inglês).

Evento presencial

Data: 23 de março

Horário: das 12h30 às 14h (horário de Nova York)

Local: Blue Gallery – 222 East 46th Street – New York City

Palestrantes: fotos e legendas

ÁGUA e PATRIMÔNIO

Água_e_PatrimônioO CIRAT vem trabalhando há alguns anos com o tema de Água, Cultura e Patrimônio em parceria com o ICOMOS-Internacional. Em 2018 o CIRAT foi a instituição responsável pelo reconhecimento do primeiro sítio nas Américas com o Escudo de Água e Patrimônio do ICOMOS, que foi a Estação Ecológica de Águas Emendadas, no Distrito Federal. Em Nova York, em parceria com a prefeitura municipal e diversas instituições, será reconhecido o segundo sítio das Américas com o Escudo de Água e Patrimônio que é o “Water Angel”, uma fonte de água secular localizada no Central Park e com relevância histórica, cultural e patrimonial para a cidade.

 

CULTURA DE PAZ LIGADA A ÁGUA

Água_e_Paz

O evento “Água para a Paz sem Fronteiras” é liderado pela UNIPAZ e conta com o apoio do CIRAT, Carta da Terra Internacional e outros parceiros.  O evento acontecerá dentro da sede das Nações Unidas no dia 24 de março, na sala 09. O evento irá promover uma reflexão sobre a contribuição da cultura de paz para o cuidado com as águas.

 

 

 

 

Categorias: Conferência das Nações Unidas sobre a Água, Destaques, Eventos, Notícias