CIRAT na Virada Parlamentar Sustentável

Juntamente com outras 60 organizações da sociedade civil, o CIRAT participa da Virada Parlamentar Sustentável, que ocorre de 05 a 29 de junho, no Congresso Nacional, em Brasília. O evento é gratuito e aberto ao público.

VPS_Site_Matéria

Coordenada pelo Instituto Democracia e Sustentabilidade (IDS) e pela Rede de Advocacy Colaborativo (RAC), a Virada Parlamentar Sustentável é uma plataforma de ação da sociedade civil organizada que começa agora e não tem data para terminar. Na programação, atos, debates, seminários, exposições, audiências públicas e mesas redondas propõem uma inflexão profunda na política socioambiental brasileira rumo a uma nova visão de futuro que coloque efetivamente o País na liderança mundial dos temas da sustentabilidade.

A proposta do movimento é que vá além deste “Junho Verde”. Após o mês de atividades, a Virada vai acompanhar e monitorar os resultados alcançados. A plataforma será voltada para construir pontes entre o parlamento e a sociedade, em torno de um objetivo comum: ampliar o debate sobre questões centrais para a sociedade brasileira, sensibilizar os tomadores de decisão e aumentar o apoio do Senado e da Câmara dos Deputados à agenda da sustentabilidade. Em outras palavras, mudar o pensamento, o olhar e as ações de quem faz as leis socioambientais no Brasil, já que é no Congresso Nacional que está a chave para a transição climática no Brasil.

Na programação, temas relevantes estão em discussão, como Cerrado, caixa d’água do Brasil; sustentabilidade na produção e consumo de alimentos; acordo de Escazú; auxílio emergencial para situações de emergência decorrentes de secas e enchentes; educação climática no Brasil; proteção aos rios; corredores bioculturais; relações de trabalho, sociobioeconomia e equilíbrio climático global; bioeconomia no Brasil; eficiência energética; mulheres pelo clima; gestão das águas no Brasil; ciência oceânica, entre outros.

VPS_Rios

A programação completa pode ser conferida no site:

https://viradaparlamentar.org.br/

Categorias: Destaques