Livro “Água, Compartilhamento e Cultura de Paz” é lançado em Dakar

cópia de Design sem nome-2Foi lançado hoje, em Dakar, durante o FMA2022, o extraordinário livro “Água, Compartilhamento e Cultura de Paz”, produzido pelo CIRAT em parceria com o Senado Federal. O evento faz parte da agenda de Cooperação Sul-Sul que está sendo promovida durante o 9° Fórum Mundial da Água e o Fórum Mundial Alternativo da Água até o fim desta semana.

O livro – organizado pela professora e ecopedagoga Vera Catalão, do Conselho Consultivo do CIRAT, e por Sergio Augusto Ribeiro, diretor da organização – propõe uma discussão qualificada sobre a gestão das águas no Brasil e ao redor do mundo. Além disso, de forma verdadeiramente transdisciplinar, explora uma ideia valiosa: que a paz e a cooperação podem nos levar a reinventar nossa relação com a água agora e no futuro.

Na apresentação, Vera e Sergio resumem o que primeiro os motivou a se lançarem à obra. “Conectar América do Sul e África por meio das águas: esta foi a inspiração inicial para a organização deste livro que começou a ser concebido, ainda em 2018, antes da realização do 8° Fórum Mundial da Água e do Fórum Alternativo da Água, em Brasília. Estes dois continentes, que já foram um só no passado, possuem uma ligação geológica, histórica e cultural comum, bem como temas que os unem para pensar o futuro. […] Confluência, inclusão e diversidade são as qualidades sensíveis da água representadas neste livro, escrito a várias mãos.”

De fato, diversos autores, pensadores e fotógrafos – Roseane Palavizini, Leonardo Boff, Ailton Krenak, Marlova Noleto, Oscar Cordeiro, João Paulo Barbosa, Moema Viezzer, Sarney Filho, Pedro Arrojo e Olivier Boels – enriquecem o livro com suas singulares ideias e imagens.

“Água, Compartilhamento e Cultura de Paz” está disponível para download aqui.

capa-livro

Categorias: aguaepaz, Notícias